NUTRIÇÃO CLÍNICA

Então como é uma consulta com uma nutricionista?

 

 Para você entenda melhor, vou explicar dividindo a consulta desta forma:

   Conversa: a consulta é iniciada com uma conversa analise, para saber o que motivou o paciente a procurar uma Nutricionista. Os motivos são os mais variados: tratar doenças (doença alergias, anemia, dislipidemias...), prevenir doenças, aprimorar a qualidade de vida, conciliando na melhorar da resposta ao tratamento medicamentoso, perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a composição corporal, etc.

   É interessante perceber que existe uma diferença entre o motivo que trouxe o paciente ao consultório e o que ele espera da consulta.

    Avaliação Clínica Nutricional: Começa com inquérito através uma conversa que se chama anamnese, onde se faz levantamento das seguintes informações.

Histórico Alimentar e Patologias Individualizadas

Histórico Alimentar e Patologias Familiares

Uso de Medicação com Interação Alimentar

Frequência, Hábitos e Consumos Alimentares.

Preferência, Aversão e Intolerância Alimentares.

Recordatório Alimentar

   Exame físico: será para aferição de medidas antropométricas (peso, altura, IMC, prega cutânea, Composição Corporal (% Gordura)

Circunferência da Cintura, Índice Cintura-Quadril e aspectos físicos (condições de cabelos, unhas, pele).

   Exames complementares (Dados bioquímicos): Se o cliente vem com exames laboratoriais já prontos, ou se necessário será realizado pedido de exames para melhor avaliação nutricional. Também podem fazer parte dos exames como RX, bioimpedância.

   Após ter feito uma análise dos dados obtidos, será concluído o diagnóstico nutricional, ai partimos para a prescrição nutricional.

 

   Prescrição nutricional: é personalizada, e pode envolver plano alimentar, orientações, suplementos alimentares, entre outros. A prescrição poderá ser feita e entregue no momento da consulta ou nos dias seguintes. É importante lembrar que a prescrição nutricional é individual, portanto, não deve ser compartilhada com outras pessoas, pois não se adequará ao organismo delas podendo causar prejuízos à saúde.

   A primeira consulta tem duração de aproximadamente 1 hora. É realizada avaliação completa para a elaboração de o plano alimentar.     É constituído por plano alimentar modelo, orientações nutricionais, (cardápio podendo ser diário, semanal, ou mensal), lista de substituições alimentares lista de compra, receitas adaptadas às necessidades nutricionais, todo esse processo será baseados na avaliação clínica, dietética, anamnese e antropométrica (peso, altura e medidas corporais); tornado um PLANO ALIMENTAR INDIVIDUALIZADO, dentro da realidade do cliente e assim facilitando a compra e o consumo dos alimentos sugeridos para  a nova rotina e que será proposta.

  Consultas de retorno

   Entrega e orientação do Plano Alimentar Personalizado;

   Lista de substituição de alimentos e orientações nutricionais especiais para cada tipo de necessidade e/ou patologia.

   Acompanhamento dos resultados: avaliação através das medidas, exames, entregue relatório de evolução.

   Consultas seguintes: o tempo de acompanhamento e o tempo entre cada consulta dependem de cada caso. O importante é seguir as orientações nutricionais, e tirar as suas dúvidas, pois assim, bem coordenado o seu tratamento, após é somente colher os resultados.

   É de grande importância o RETORNO após a entrega de o plano alimentar no prazo estipulado para reavaliação, mudanças quando necessário e um adequado acompanhamento nutricional.

   A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção uma alimentação equilibrada e balanceada aliada a bons hábitos, como a prática regular de atividade física, contribui-se para esta melhoria da saúde e qualidade de vida em qualquer idade.